domingo, 26 de junho de 2011

Ritmo (parte II)

Um dos primeiros elementos do ritmo de um poema é o número de sílabas do verso, chamado de metro.

Contam-se as sílabas de um verso igual a das palavras, só que terminando na última sílaba tônica, mesmo que haja outras sílabas depois desta.

Por exemplo, o verso “No meio do caminho tinha uma pedra” tem 12 sílabas. Já os versos

Rua
torta

Lua
morta

do poema “Serenata Sintética”, de Cassiano Ricardo, possuem uma sílaba.

Além do número de sílabas, é possível identificar sílabas fortes e fracas em um verso.

Os versos

“Tu ontem
na dansa
que cansa.
Voavas
Co´as faces”, etc.

do poema “A Valsa”, de Casimiro de Abreu possuem dois versos com uma sílaba forte no segundo verso. Devido a isso, diz-se que a estrutura rítimica destes versos é E.R 2 (2).

Já o verso

“As armas e o Barões assinalados”

de “Os Lusíadas”, de Camões possui uma estrutura ritmica E 10 (2,6, 10).

O importante em relação ao tamanho e à acentuação dos versos é observar como eles empresatam um ar solene, como é o caso dos decassílabos (versos de dez sílabas), ou uma forma mais comum à fala,como são dos hectassílabos (versos de sete sílabas) ou redondilha maior. Como outros dão uma musicalidade maior ou menor, de acordo com o tema que se aborda, entre outros aspectos.

Já observamos em postagem anterior o quanto o verso “No meio do camuinho tinha uma pedra” é semelhante, nas palavras usadas (excluindo a pedra) e no ritmo, a “Em mezzo del caminho de mi vida”, de Dante, da Divina Comédia, fazendo, desse modo, uma alusão a este. Alusão esta que, no entanto, é irônica, na medida em que o verso de Dante, que é solene e clássico, é interrompido pela pedra de Drummond de Andrade.
Já no verso

“Café com pão,
manteiga não”,

O ritmo do poema imita o ritmo do trem ao qual o mesmo faz alusão.

Exercício n.1
Procure ler diversos poemas, identificando a estrutura ritmica dos mesmos, observando o quanto esta está relacionada ao que o poema diz em termos verbais.

Exercício n.2
Procure escrever um poema onde o aspecto ritmico seja tão ou mais enfatizado do que o próprio aspecto verbal.

Ricardo Lopes é professor e escritor de poemas e peças teatrais. É autor da peça “Mãe ou o antiédipo”, premiada em 2º lugar no Concurso Carlos Carvalho de Dramaturgia, em 2001, da Prefeitura de Porto Alegre.

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